Advocacia

8 filmes imperdíveis para advogados

4 de novembro de 2020
Atriz Kate Winslet no filme sobre a vida de David Gale

Selecionamos oito filmes para debater a evolução da tecnologia e dos conceitos do Direito ao longo das décadas.

Segundo Aristóteles, “a arte imita a vida”. Essa famosa frase certamente explica a forma como o cinema passou a retratar os temas mais relevantes da história da humanidade. Então, como um dos assuntos mais fascinantes da sociedade, o Direito tem importante fatia nesse mercado milionário e é possível conferir advogados como protagonistas de grandes histórias nas telonas. Além disso, muitas tramas também questionam o futuro da profissão. 

Inclusive, uma das maiores produções da história, o “De Volta para o Futuro 2”, por exemplo, brincou com a possibilidade de os advogados serem excluídos do sistema judiciário. Num dos diálogos, ouve-se a seguinte frase: “A justiça age muito mais rápido agora que aboliram os advogados”. Hoje sabemos que essa possibilidade não existe, mas é interessante observar a forma como o trabalho dos profissionais do Direito é analisado – e como se transformou – durante as últimas décadas. 

E pensando na evolução da advocacia e na implementação de tecnologias e novas ferramentas no dia a dia do advogado, separamos oito filmes de diferentes épocas que todo amante do Direito deve assistir. Confira! 

 12 homens e uma sentença (1957) 

Considerado um dos filmes mais relevantes do gênero, foi rodado há mais de 60 anos e continua sendo indispensável para estudantes e profissionais do Direito. Ainda mais por trazer detalhes interessantes sobre como funciona um tribunal de júri nos Estados Unidos.

A história retrata o julgamento de um jovem acusado de matar o pai. De todos os doze jurados, onze votam pela condenação, mas um deles não está convencido. Desta forma, ele tenta fazer com que o júri reveja essa posição.

Erin Brockovich (2000)

Estrelado por Julia Roberts, o filme conta a história real de Erin. Mãe de três filhos, a protagonista atua como arquivista em um escritório de advocacia. Mas, ao descobrir que uma empresa de eletricidade estava contaminando a água de uma pequena cidade no deserto, convence seu chefe a investigar o caso.

Mesmo sem ser advogada, ela trabalha para reunir provas para processar a empresa e sai vitoriosa de um processo de 333 milhões de dólares.

A vida de David Gale (2003)

Neste filme, David Gale é um professor que milita contra a pena de morte. No entanto, em circunstâncias bizarras, Gale é condenado justamente à pena de morte pelo estupro e assassinato de uma colega ativista.

Três dias antes de sua execução, ele concorda em dar uma entrevista exclusiva para uma jornalista. Ela então decide investigar a vida do condenado e questionar o próprio sistema judicial.

As duas faces de um crime (1996)

A história relata o assassinato de um arcebispo em Chicago (EUA). O crime choca a opinião pública e leva a uma possível culpa de um jovem de 19 anos, preso com as roupas sujas de sangue da vítima.

Nesta altura, um ex-promotor interpretado por Richard Gere propõe a defendê-lo, sem cobrar honorários, mas com um objetivo claro: aparecer na mídia e saciar sua necessidade de vencer.

Minority Report (2002)

Abordando a fictícia realidade do ano de 2054, o filme trata dos avanços tecnológicos na prática do Direito. Na história, a tecnologia permite prever que uma pessoa irá cometer um crime antes mesmo dela fazê-lo.

Assim, uma divisão especial da polícia pode antecipar os passos e prender os futuros criminosos. No entanto, baseado nos conhecimentos de Justiça, seria possível prender alguém que não cometeu um crime?

Carandiru (2003)

O filme brasileiro conta as experiências do médico Dráuzio Varella no Carandiru, uma antiga casa de detenção de São Paulo. A história mostra as mazelas do sistema penitenciário brasileiro, com um código penal à parte entre os detentos. Essa experiência pode trazer um importante aprendizado para os estudantes e profissionais do Direito, que convivem diariamente com julgamentos e condenações.

Legalmente Loira (2001)

O filme, protagonizado por Reese Whiterspon, mostra a trajetória de Elle, uma garota considerada fútil por todos e que ingressa na prestigiada universidade de Harvard para provar que pode ser inteligente e bonita ao mesmo tempo.

Apesar de ser uma comédia aparentemente boba, Legalmente Loira é uma boa dica principalmente para que os advogados brasileiros reparem nas diferenças entre a realidade americana e as salas de aula das faculdades do Brasil. Por exemplo, as aulas representam o método socrático, que se baseia em chamadas orais. Ele é muito usado nos EUA, mas não é comum no Brasil.

O Advogado do Diabo (1997)

Este clássico gira em gira em torno de um jovem advogado de sucesso contratado pelo dono do maior escritório de advocacia de Nova Iorque. Sua narrativa é conhecida por abordar a questão da ética na advocacia.

Com um alto salário e grandes regalias, ele enfrenta missões duvidosas, como defender um homem acusado de triplo homicídio. O thriller ganha pontos extras por adicionar um elemento sobrenatural ao enredo.


Essa lista conta com oito poderosas histórias, mas poderia ter mais uma dezena de indicações de filmes incríveis. Qual obra você acha que não poderia faltar?

Leia também: