Advocacia

Filmes imperdíveis para advogados – Parte 2

16 de fevereiro de 2021

Nós já indicamos, anteriormente, alguns filmes dignos de maratona para advogados. Mas a lista não pode parar por aí. Afinal, a indústria cinematográfica possui várias produções incríveis sobre o universo jurídico – algumas até baseadas em fatos reais.   

Além de entretenimento, esses longas são ricos em conteúdo e podem agregar um aprendizado que vai além da universidade. Portanto, separe sua pipoca e confira mais 6 filmes imperdíveis para advogados e mergulhe nesse mundo de insights jurídicos.  

Um Sonho de Liberdade (1994) 

Nota IMDb: 9.3 

Onde assistir: Globo Play e YouTube 

O filme, escrito por Stephen King e dirigido por Frank Darabont, é um dos mais bem avaliados no IMDb.

A obra conta a história de Andy Dufresne (Tim Robbins), um jovem banqueiro bem sucedido. Surpreendentemente, ele é condenado por um crime que nunca cometeu: o homicídio de sua esposa e do amante dela. Ele então faz amizade com um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos e controla o mercado negro da instituição. 

A firma (1993) 

Nota IMDb: 6.8 

Onde assistir: Amazon Prime Video, Globo Play e YouTube 

Mitch McDeere (Tom Cruise) é um jovem advogado vai trabalhar com um alto salário em uma firma em Memphis. Porém, logo descobre que a empresa onde trabalha está envolvida com lavagem de dinheiro da Máfia. Além disso, todos os advogados que saíram ou tentaram sair da firma morreram precocemente, de forma misteriosa.  

O filme questiona o código de ética, que mantêm em sigilo da relação do advogado com o cliente.

O segredo dos seus olhos (2009) 

Nota IMDb: 8.2 

Onde assistir: Amazon Prime Video, Globo Play e YouTube 

Benjamin Esposito (Ricardo Darín) é um oficial de justiça aposentado que testemunhou uma trágica história em 1974. Na época, o Departamento de Justiça onde trabalhava foi designado para investigar o estupro e assassinato de uma bela jovem.

Benjamin, então, decide escrever um livro sobre o crime. Mas, para isso, conhece Ricardo Morales (Pablo Rago), marido da falecida, a quem promete ajudar a encontrar o culpado.  

O mercador de Veneza (2004) 

Nota IMDb: 7.0 

Onde assistir: Amazon Prime Video  

Este filme foi adaptado da obra homônima de William Shakespeare e se passa na cidade de Veneza, no século XVI. Antonio (Jeremy Irons) quer emprestar dinheiro para seu amigo Bassanio (Joseph Fiennes), porém, todas suas economias estão comprometidas em empreendimentos no exterior.   

Antonio então recorre ao agiota judeu Shylock (Al Pacino), que impõe uma condição absurda ao empréstimo. Portanto, se o dinheiro não for devolvido em três meses, Antonio terá que dar um pedaço de sua própria carne a Shylock. A notícia de que seus navios naufragaram deixa Antonio em uma situação complicada, com o caso sendo levado à corte para que se defina se a condição será mesmo executada. 

Filadélfia (1993) 

Nota IMDb: 7.7 

Onde assistir: Globo Play e YouTube  

O filme é estrelado por dois grandes atores: Tom Hanks e Denzel Washington e conta a história de Andrew Beckett (Tom Hanks), um promissor advogado que trabalha para um tradicional escritório da Filadélfia. Porém, após descobrirem que é portador do vírus HIV, Andrew é demitido da empresa.

Ele então contrata os serviços de Joe Miller (Denzel Washington), um advogado abertamente homofóbico, para ajudá-lo a provar que sua demissão decorreu unicamente de sua condição médica.  

Suprema (2018) 

Nota IMDb: 7.1 

Onde assistir: Amazon Prime Video, Globo Play e YouTube  

O filme conta a história real da trajetória da juíza da Suprema Corte dos Estados Unidos, Ruth Bader Ginsburg (Felicity Jones). O filme aborda desde a formação acadêmica de Ruth nas instituições mais prestigiosas do país até sua nomeação como juíza pelo ex-presidente Bill Clinton.  

Mesmo estando sempre como primeira aluna de sua turma, Ruth enfrentou o machismo dos anos 1950 e 1960 quando tentou encontrar emprego. Por isso, foi recusada por diversos escritórios de advocacia. Mas na função de professora, ela se especializou em direito relacionado ao gênero. Assim, decidindo atacar o Estado norte-americano para derrubar centenas de leis que permitem a discriminação às mulheres.  


Mesmo tratando de histórias estrangeiras, estes 6 poderosos filmes abordam temáticas universais e contribuem para a formação de profissionais mais justos e empáticos. Assim, permitindo mergulhar no universo dos contratos, questões de gênero, ética profissional e vários outros temas.