Lawtech, Legaltech, Transformação Digital

A jurimetria como eficiência dos serviços jurídicos: exemplos práticos

23 de março de 2021
Espaço de trabalho do advogado com tela branca em branco do laptop e martelo de madeira legal

Resumidamente, o conceito de jurimetria pode ser explicado como a estatística aplicada ao Direito. Seu principal objetivo é acompanhar um grande volume de processos e analisar informações processuais de forma quantitativa.

Conforme já abordamos em nosso blog, essa ferramenta vem ganhando popularidade e já faz parte da rotina dos departamentos jurídicos de grandes empresas e escritórios modernos. Mas, na prática, como a jurimetria auxilia no dia a dia do setor jurídico? 

Veja, a seguir, algumas áreas que se beneficiam da aliança entre a tecnologia, a estatística e o trabalho dos advogados.  

1. Jurimetria aplicada ao compliance  

O verbo to comply, em inglês, significa estar de acordo com uma regra. Já nas empresas, o compliance é um setor específico para analisar se os processos da organização estão em conformidade com leis e regulamentos, além de aplicar mudanças necessárias para regularizar as obrigações da empresa perante a lei. 

Esse conceito abrange todas as políticas, regras, controles internos e externos aos quais a organização precisa se adequar. Justamente por isso, esse tem se tornado um dos ramos mais promissores da advocacia. Logo, também é crescente a quantidade de empresas interessadas em implementar sistemas que evitem fraudes e riscos, criando mecanismos que garantem a integridade da organização.  

De acordo com a Pesquisa de Maturidade do Compliance no Brasil, realizada pela KPMG em 2019, alguns de seus principais desafios são:  

  • Identificar, avaliar e monitorar os aspectos de compliance e regulatório (85%) 
  • Matriz de risco e controle (51%) 
  • Capacitação de público interno e externo (79%) 
  • Integrar a área de compliance com as demais áreas de negócios (76%) 
  • Executar as investigações e diligências (68%)
  • Patrocínio dos Executivos do Comitê e do Conselho de Administração (65%)
  • Canal de Denúncia ou Linha Ética (56%)  

Portanto, tendo o Big Data como fonte, a jurimetria fornece informações cruciais para o bom desempenho do compliance. Afinal, ela indica onde estão os riscos e permite a gestão deles através da análise de cenários.  

2. Jurimetria na avaliação da performance jurídica  

A análise da performance jurídica serve principalmente para mostrar a experiência e a atuação dos advogados em certos tipos de litígio. Por meio da jurimetria, essa avaliação pode se tornar mais simples e prática.  

Isso porque, com o auxílio da ferramenta ideal, os processos com atuação de um determinado advogado podem ser separados, por exemplo, por temas, tribunais e até mesmo juízes. Portanto, a partir desses filtros automatizados, é possível analisar a frequência de casos em que um determinado advogado atuou, bem como quantos desses foram vencidos.  

Consequentemente, essas comparações permitem que um profissional ou setor jurídico possa conferir seu desempenho com o de seu concorrente. Além disso, a análise também pode ser usada por um cliente que deseja avaliar qual advogado contratar ou até para medir a performance de diferentes escritórios terceirizados.  

3. Legal Data Insights  

Aqui, a análise estatística é protagonista na geração de insights jurídicos. Nesse sentido, a partir dos dados gerados pela jurimetria é possível avaliar algumas questões específicas que podem ser cruciais para levantar uma argumentação e garantir o sucesso da ação.   

Alguns dados que podem ser colhidos são:  

  • O percentual de decisões favoráveis ou desfavoráveis sobre um determinado tema; 
  • O posicionamento de cada juiz de um Tribunal e qual a linha de argumentação mais bem-sucedida com aquele magistrado; 
  • O volume de processos sobre uma tese específica em diferentes tribunais ao longo dos anos e como esses tribunais têm aceitado essa tese; 
  • O valor médio de indenizações ao consumidor por tipo de demanda por juízo; 
  • A súmula mais frequentemente citada pelos magistrados em suas decisões.  

Somado a isso, uma ferramenta de Legal Analytics pode também realizar uma busca jurisprudencial conforme o tema pesquisado. Assim, o advogado não precisa dividir sua atenção entre fazer download do detalhamento da plataforma e consultar o site do Tribunal para fazer a análise dos insights. 


Como você pôde perceber, a jurimetria é uma estratégia bastante eficiente para aumentar a produtividade do advogado 4.0. Por isso, as Lawtechs são cada vez mais reconhecidas como facilitadoras do acesso à informação, sobretudo por meio da inteligência artificial. 

A solução da Deep Legal, por exemplo, consegue indicar com 85% de acerto se uma decisão será dada de modo favorável ou contrária à necessidade do cliente. Por isso, o investimento é certeiro. Agende uma demonstração e torne seu departamento jurídico ou escritório de advocacia um Data Driven Legal Business.